terça-feira, 5 de agosto de 2014

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell



Eleanor & Park, sinceramente foi o melhor livro que eu li nesse ano, (tudo bem que o ano não acabou), mas sim, se tornou o melhor livro que eu li esse ano. A história me envolveu de uma certa forma, que eu acabei até sonhando com o livro e ficava imaginando o final do livro, mas confesso, o final me deixou MUITO triste.

Em todo o lugar que eu ia eu ficava abraçada com esse livro, eu não o larguei ele por nada, tinha lido muitas resenhas sobre esse livro, e já logo tinha me apaixonado por ele. Quando comprei fiquei tão feliz que foi o primeiro da minha listinha entre todos que eu comprei, demorei um pouco para ler porque eu não queria que ele terminasse por nada.

Quando você começa a ler, na segunda página você já ver que esta envolvida com o romance, principalmente quando Eleanor aparece pela primeira vez, tive excessos de suspiros em meu quarto. Acho que talvez resumiria o livro como se apaixonar pela primeira vez. Ler esse livro é como dar o primeiro beijo naquela pessoa que você esta afim. O livro começa com Park, é um menino muito inteligente, sincero, e um dos mais famosos (tops) da escola, ele adora música e é obcecado por histórias em quadrinhos, tipo físico malhado e mestiço, sim ele é meio japa. Eleanor é uma menina bem inteligente, adora ler, muito humilde pois não tem uma condição financeira muito boa, ruiva natural, um pouco acima do peso, e gosta de usar roupas um pouco masculinas. Mora com sua mãe, seus três irmãos, e seu padrasto (que me deu vontade de entrar no livro o socar a cara dele diversas vezes). Logo no seu primeiro dia de aula, ela já começa a sofrer bullying na escola, onde fica se sentindo mal, pois não sabe o porque esta passando por aquilo. Essa foi a parte que me fez me conectar com a Eleanor, pois na escola eu também era ruiva e sofria provocações de meninas imbecis. Quando ela vai para se sentar no ônibus escolar, o único lugar vazio (adivinhem de quem é que é do lado), sim de Park. No começo ele recogita a ideia e não quer sentar ao lado de Eleanor, mas depois ele acaba gostando e bastante. Até que um dia, Park leva seus quadrinhos e começa a ler no ônibus e Eleanor como quem não quer nada, começa a ler junto com ele, sem ele perceber. Mas claro que ele ia perceber um dia, e deixou com que ela lesse junto com ele, então, todos os dias eles faziam isso, mas nunca, jamais trocavam uma só palavra. Então Eleanor começou a encarar ele na escola, no ônibus. Até o dia em que Park resolveu falar 'Oi' para ela, onde a deixou muito assustada. Como ele percebeu que ela gostava de ler seus quadrinhos junto com ele, resolveu emprestar seus quadrinhos favoritos para ela, mas sem falar absolutamente nada (e isso me deixava muito agoniada, confesso), apenas deixava em seu assento os quadrinhos e ela os levava para casa, até o dia que ele viu uma frase em um dos seus livros escolares e perguntou se ela conhecia tal música, ela então disse que não conhecia, apenas tinha visto o nome daquela música e esperava um dia escuta-la, foi então que park concedeu seu desejo, e fez um playlist para ela com as músicas que ela tinha vontade de escutar e a que eles mais gostavam, então voltavam para a casa compartilhando o mesmo fone ..

Não vou falar mais, porque a partir desse momento as coisas começam a ficar muito boas nesse livro e também bastante agoniantes, pelo fato do seu padrasto, seus irmãos, e o bullying em que Eleanor sofria na escola, muitas vezes me via naquelas partesr do livro e me dava vontade de chorar. (Ok, confesso, eu chorei!)

Conclusão: Se eu pudesse recomendar um livro para todo mundo ler, sem dúvidas nenhuma seria esse livro, porque é um romance encantador. Todo mundo já teve um primeiro amor, ou ainda vai ter, ou finamente descobriram o que é amor de verdade, e isso se resume nesse livro. Não importa a diferença social e nem física, que o amor chega para todos, sem hora, data marcada, ele simplesmente te alcança, e quando chega descobrimos o melhor lado da vida, e como amar é muito bom. Enfrentando barreiras juntos, apoiando um ao outro. Com certeza daqui a algum tempo, (depois de ler todos os meus livros) eu irei ler esse livro de novo.

Ps: Li em alguns lugares que esse livro vai virar filme, agora imaginem a minha empolgação. EBA!!!


Fonte da foto: